Quem sou eu

Minha foto
Tia Val - filha, esposa, mãe, amiga, Pastora, serva do Senhor Jesus etc...

Arquivo do blog

VEM AI ...MODELOS PARA MEMORIZAR VERSICULO

VEM AI ...MODELOS PARA MEMORIZAR VERSICULO

ESTUDOS BIBLICOS





ESTUDO 001-2011

CURA ATRAVÉS DA MUSICA


"O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos"; "O espírito do homem aliviará a sua enfermidade, mas o espírito abatido quem o levantará?"- Prov. 17:22 e 18:14.

O que é musicoterapia Musicoterapia é a aplicação controlada de atividades musicais especialmente organizadas com a intenção de expandir o desenvolvimento e a cura durante o tratamento, a educação e a reabilitação de crianças e adultos portadores de deficiências motoras, sensoriais e emocionais.
As atividades musicais são planejadas e escolhidas de acordo com as necessidades específicas dos pacientes.

O poder da música. Há seis anos, assisti pela TV a um documentário intitulado "O poder da música".Fiquei impressionado com imagens ali mostradas por constatar que de fato existe na música um poder ilimitado. Um dos blocos da programação exibia um grupo de excepcionais que participavam de sessões de dinâmica de grupo onde a música era utilizada na recuperação dos sentidos e da coordenação motora . Cada participante era orientado a cantar a partir de um tema sugerido pela terapeuta. Assim, um após o outro, ia fazendo suas próprias canções. Este processo durou aproximadamente oito meses e teve resultados impressionantes. O desfecho de tudo foi uma audição realizada num teatro onde aquele grupo de excepcionais apresentou um musical.
A experiência provou que há na música um poder capaz de influir no corpo, alma e espírito do homem a ponto de produzir um bem-estar psíquico e emocional bem como significativas mudanças em várias áreas de sua vida.

Musicoterapia na Bíblia É importante ressaltar que muitas descobertas científicas estão baseadas em verdades bíblicas, como no caso da terapia através da música. É a ciência novamente fazendo uso de técnicas mostradas de maneira simples nas Escrituras. A musicoterapia não é uma descoberta da ciência, mas sim uma criação divina. Deus é um ser musical e isso é indiscutível:
"Escrevei para vós outros este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel"- Deuteronômio 31:19.
Como ninguém, Deus conhece o poder da música e a criou para que fosse o meio de comunicação mais agradável no seu relacionamento com os homens. Deus deu a música ao homem para que ele o adorasse e expressasse todo o seu amor e gratidão: "Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras"- Salmo 96:1 . Todavia, para a concretização deste propósito, é necessário que o homem decaído seja restaurado espiritual e moralmente para, enfim, desfrutar de uma comunhão saudável com Deus. O Evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê, faz do pecador uma nova criatura e restaura nele um cântico novo: "Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos"- Salmo 40:1-2. Esse novo cântico tem poder de cura, cuja origem é o Deus Todo-poderoso. É uma música pura, sem qualquer contaminação, divina, celestial! Portanto, quem entra em contato com ela recebe cura física e emocional, batismo com o Espírito Santo e muito mais!  
Vejamos os exemplos bíblicos:
Cura Divina (I Samuel 16:14-16, 23; Provérbios 17:22; Tiago 5:13)
Libertação (Salmo 37:2)
Resposta divina (II Reis 3:15)
Profecia (Salmo 110:1; Lucas 1:67)




ESTUDO 002-2011 : PARTE 1


   FILIAÇÃO DIVINA
PAI  NOSSO QUE ESTAS NOS CÉUS.


§  Um reconhecimento da paternidade de Deus.
Isaías 63:16  Mas tu [és] nosso Pai, ainda que Abraão nos não conhece, e Israel não nos reconhece. Tu, ó SENHOR, [és] nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade [é] o teu nome.
 Isaías 64:8  Mas, agora, ó SENHOR, tu és o nosso Pai; nós, o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos. 

  • Quando não houve reconhecimento, o povo foi exortado.
Deuteronômio 32:6  Recompensais, assim, ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não [é] ele teu Pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu? 

  • A certeza da nossa filiação é o fato de sermos guiados pelo Espírito de Deus.
Romanos 8:14  Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. 
Romanos 8:15  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, [estardes] em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 
16  O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 ¶ E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

  • Somos privilegiados por sermos filhos de Deus.
1 João 3:1-2 ¶ Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele. 
2  Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

  • Fomos adotados na família de Deus, com direitos de filhos legítimos.
Gálatas 4:4-7 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,  5  para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
6  E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7  Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

  • Demonstramos o nosso amor  a Deus , quando amamos a Jesus.
João 16:26-27  Naquele dia, pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai,  27  pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes e crestes que saí de Deus.

  • Deus é o que nos consola em todas as tribulações.  
2 Coríntios 1:3-4 ¶ Bendito [seja] o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação,  4  que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.
2 Coríntios 11:31  O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto. 
 
  • Deus disciplina a todos que recebe por filho.
Hebreus 12:8, 10  Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos.  10  Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.

  • Deus é o doador de boas dádivas.
Tiago 1:17  Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. 

  • Temos a garantia de todas as bênçãos espirituais.
Efésios 1:3 – 6 ¶ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos [lugares] celestiais em Cristo, 4  como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,
5  e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6  para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.

  • Ele é digno de toda a gloria.
Filipenses 4:20 ¶ Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém!   


 
ESTUDO 003-2011 :  PARTE 2


EXALTAÇÃO AO NOME DE DEUS.
 SANTIFICADO SEJA O TEU NOME


§  Somos convidados a bendizer o nome do Senhor.
Neemias 9:5b Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vosso Deus, de eternidade em eternidade; ora, bendigam o nome da tua glória, que está levantado sobre toda bênção e louvor. 

§  Reconhecendo o quanto é bendito o nome do Senhor.
Salmos 113:2-3   Seja bendito o nome do SENHOR, desde agora e para sempre. 3  Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do SENHOR.

§  Deus é a torre do nosso livramento.
Provérbios 18:10 ¶ Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro. 

§  Devemos temer o nome glorioso e terrível.
Deuteronômio 28:58  Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e terrível, o SENHOR, teu Deus, 

§  A sabedoria e a força vem de Deus.
Daniel 2:20  Falou Daniel e disse: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força; 

§  O  nome do Senhor é admirável sobre a terra.
Salmos 8:1 ¶ Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! 

§  O nome do Senhor é de eternidade a eternidade.
Salmos 72:17  O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos, enquanto o sol durar; e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado. 

§  As maravilhas de Deus declaram a grandeza do seu nome.
Salmos 75:1 ¶ A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram. 

§  Devemos bendize-lo pelos seu benefícios.
Salmos 103:2  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. 

§  Ele é o Deus de todos os tempos.
Hebreus 13:8  Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. 

§  Devemos ser santos, porque ele é santo.
Levítico 20:7  Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. 

§  Os braços  eternos é a nossa segurança.
Deuteronômio 33:27  O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo de ti estejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti e diga: Destrói -o. 

§  Devemos louva-lo com instrumentos musicais.
Salmos 71:22  Também eu te louvarei com o saltério, bem como à tua verdade, ó meu Deus; cantar-te-ei com a harpa, ó Santo de Israel. 

§  Ele é o Deus dos deuses e Senhor dos senhores.
Deuteronômio 10:17  Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; 

§  Davi entregava a Deus todo o reconhecimento da sua grandeza.
1 Crônicas 29:10-11 ¶ Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante os olhos de toda a congregação e disse: Bendito és tu, SENHOR, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade. 11  Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe.
 
§  A palavra do Senhor está exaltada acima de seu nome.
Salmos 138:2  Inclinar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, pela tua benignidade e pela sua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. 


  

ESTUDO 004-2011 :    PARTE 3

 
ESTABELECIMENTO DO REINO DE DEUS.
 VENHA O TEU REINO


  • Os santos falarão da gloria , da magnificência  e da eternidade deste reino.
Salmos 145:11-13  Falarão da glória do teu reino e relatarão o teu poder,  12  para que façam saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino.
13 O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações.

  • O reino pertence ao Senhor  e Ele é quem domina sobre as nações.
Salmos 22:28  Porque o reino [é] do SENHOR, e ele domina entre as nações. 

·         O reino de Deus domina sobre tudo.
Salmos 103:19 ¶ O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.

  • Jesus é rei da linhagem de Davi.
Isaías 9:6 –7  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.  7  Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.

  • O reino de Deus requer arrependimento.
Mateus 4:17  Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. 

·         Devemos buscar o reino de Deus em primeiro lugar.
Mateus 6:33  Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas [coisas] vos serão acrescentadas. 

·         Jesus ensinava as bem- aveturanças ao povo.
Mateus 5:3 ¶ Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; 
4  bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5  bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6  bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7  bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8  bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9  bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10  bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus;
11 bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.
 
·         O reino de Deus não é material, mas espiritual.
Romanos 14:17  porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 
 
  • O reino de Deus não é teoria , é poder real.
1 Coríntios 4:20  Porque o Reino de Deus não [consiste] em palavras, mas em virtude. 

  • Ele nos transportou das trevas para o Reno do Filho do seu amor.
Colossenses 1:12-14  ¶ dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. 13  Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,
14  em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

  • O reino de Deus não será abalado.
Hebreus 12:28  Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade; 

·                    1 Crônicas 29:11  Tua [é,] SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu [é] tudo quanto [há] nos céus e na terra; teu [é,] SENHOR, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe. 
 


ESTUDO 005-2011 :    PARTE 4

  
SUBMISSÃO
SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM  NA TERRA COMO NO CÉU.



  • A vontade de Deus é rigorosamente cumprida no céu.
Mateus 6:10  Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, [tanto] na terra como no céu. 

  • Para o salmista fazer a vontade de Deus era um deleite.
Salmos 40:8  Deleito-me em fazer a tua vontade, [ó] Deus meu; sim, a tua lei [está] dentro do meu coração. 

·         O salmista pedia a Deus que o ensinasse a fazer a sua vontade.
Salmos 143:10  Ensina-me a fazer a tua vontade, pois [és] o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana. 

  • Jesus fez a vontade de Deus mesmo quando parecia impossível.
Lucas 22:42  dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua. 

  • Para Jesus era mais importante fazer a obra de Deus do que comer.
João 4:34  Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. 

  • Jesus buscava sempre a vontade do Pai.
João 5:30  Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou.

·         Davi era o homem segundo o coração de Deus , porque executava toda a vontade de Deus.
Atos 13:22  E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, [filho] de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.  

·         Quem faz a vontade de Deus tem estabilidade.
1 João 2:17  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 

·         O Espírito de Deus intercede pelos santos segundo a vontade de Deus.
Romanos 8:26 –27  ¶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  27  E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

 Romanos 12:2  E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual [seja] a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 

·         A vontade de Deus é que sejamos santificados.
1 Ts 4:3  Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,    4  que cada um de vós saiba possuir o seu vaso   em   santificação e honra,        5 não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.

·         A prosperidade é prometida ao que medita na palavra (vontade do Senhor).
Salmos 1:1-3  ¶ Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  2  Antes, [tem] o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.

·         Ele nos elegeu nele antes da fundação do mundo.
Efésios 1:4 -5 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,  5  e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

·         Paulo orava para que os colosseses fossem cheios do conhecimento da vontade de Deus.
Colossenses 1:9 ¶ Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; 

·         Tanto o querer como o efetuar pertence a boa vontade de Deus.
Filipenses 2:13  porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a [sua] boa vontade. 

·         Deus nos aperfeiçoa para fazermos a sua vontade.
Hebreus 13:20  Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas,  21  vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém!
 
 

ESTUDO 006-2011 :    PARTE 5


PROVISÃO.
O PÃO NOSSO DE CADA DIA DAI-NOS HOJE.

 
  • Deus supre todas as necessidades
Filipenses 4:19  O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. 

  • É inútil o esforço sem contar com a ajuda de Deus.
Salmos 127:2  Inútil vos [será] levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, [pois] assim dá ele aos seus amados o sono. 

  • Deus não se esquece do concerto que faz
Salmos 111:5  Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre do seu concerto. 

  • Os que esperam no senhor, receberão dele.
Salmos 145:15-16-  Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo. 16  Abres a mão e satisfazes os desejos de todos os viventes. 

  • O justo não é desamparado e sua descendência não mendiga pão.
Salmos 37:25  Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. 

  • Deus abençoa o pão e a água.
Êxodo 23:25  E servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades. 

  • Deus multiplica  a sementeira.
2 Coríntios 9:10  Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça;

  • Deus da pão ao faminto e solta os presos e
Salmos 146:5 , 7-  ¶ Bem-aventurado aquele que [tem] o Deus de Jacó por seu auxílio [e] cuja esperança [está posta] no SENHOR, seu Deus,  7  que faz justiça aos oprimidos; que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados; 

  • Deus não deixa ter fome a alma do justo.
Provérbios 10:3  O SENHOR não deixa ter fome a alma do justo, mas o desejo dos ímpios rechaça.

  • O Deus que cuida do seu povo.
Mateus 6:25, 26,31,32 - ¶ Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, [mais] do que a vestimenta? 26  Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 31  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?  32  (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;

  • Os que buscam  ao Senhor de nada tem falta.
Salmos 34:10  Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta. 

Deuteronômio 28:1, 4, 8,12- ¶ E será [que,] se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
4-Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os {ou as crias das tuas ovelhas} rebanhos das tuas ovelhas.
8-O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR, teu Deus.
12-  O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.

Deuteronômio 8:3  E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem. 
 
  • Deus guarda em vida sua criação.
Neemias 9:6  Tu só [és] SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela [há,] os mares e tudo quanto neles [há;] e tu os guardas em vida a todos, e o exército dos céus te adora.  
   m
Salmos 36:6  A tua justiça [é] como as grandes montanhas; os teus juízos [são um] grande abismo; SENHOR, tu conservas os homens e os animais. 

  • Provisão para sua criatura.
Salmos 104:27-28-  Todos esperam de ti que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.  28  Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e enchem-se de bens.
 
Salmos 136:25  Que dá mantimento a toda a carne; porque a sua benignidade [é] para sempre. 

  • No prosperar de seus santos.
Gênesis 24:48,56-  E, inclinando-me, adorei ao SENHOR e bendisse ao SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho.  56  Ele, porém, lhes disse: Não me detenhais, pois o SENHOR tem prosperado o meu caminho; deixai-me partir, para que eu volte a meu senhor.
 


ESTUDO 007-2011 :    PARTE 6
   
 
PERDÃO PESSOAL.
 E PERDOA-NOS AS NOSSAS DIVIDAS.
  

  • Nos podemos experimentar o perdão de Deus em nossa vida
Mateus 6:12  Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. 

  • Devemos confessar os nossos pecados.
1 João 1:9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 

  • Olhando para o exemplo de  Davi.
Salmos 32:5  Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá)
Salmos 19:12  Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos [que me são] ocultos. 

  • Devemos pedir a Deus que sonde o nosso coração.
Salmos 139:23-24  Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.  24  E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
  
  • Deus nos alegra pela prontidão em perdoar.
Salmos 86:4 – 5 - Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma. 5  Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmos 103:1,3  ¶ Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim [bendiga] o seu santo nome.  3  É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades e sara todas as tuas enfermidades;
 
  • Deus perdoa as nossas maldades e se esquece de nossos pecados.
Jeremias 31:34  E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.    

  • São bem -aveturados  aqueles cujas maldades são perdoadas.
Romanos 4:7-8   Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.  8  Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
 
  • Nossos pecados são perdoados pelo poder do nome de Jesus.
1 João 2:12 ¶ Filhinhos, escrevo-vos porque, pelo seu nome, vos são perdoados os pecados. 

  • Devemos agradecer a  Deus que nos remiu dos nossos pecados.
Colossenses 1:14  em quem temos a redenção pelo seu sangue, [a saber,] a remissão dos pecados; 



ESTUDO 008-2011 :    PARTE 7

 PERDÃO A OUTROS

ASSIM COMO NÓS TAMBEM TEMOS PERDOADO AOS NOSSOS DEVEDORES’

  
 ·         O dever de perdoar os nossos devedores.
Mateus 6:12  Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. 

  • Recebemos de Deus um espírito perdoador.
Isaías 43:25  Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro. 

  • Se não perdoamos pagaremos como o credor incompassivo.
Mateus 18:35  Assim vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. 

  • Nosso dever é perdoar como fomos perdoados.
Efésios 4:32  Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 

  • O que precisa ser perdoado são os pontos de queixa.
Colossenses 3:13  suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim [fazei vós] também. 

  • Nosso perdão está ligado ao nosso perdoar.
Mateus 6:14-15  Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.  15  Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
 
  • Devemos perdoar quando estivermos orando.
Marcos 11:25-26   E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que [está] nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.  26  Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.

  • Quantas vezes devo perdoar os meus ofensores.
Mateus 18:21-22   Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?  22  Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.

  • Devo amar o meu próximo como a mim mesmo.
Marcos 12:31  E o segundo, semelhante a este, [é:] Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. 



  • Por amor se cobre uma multidão de pecados.
1 Pedro 4:8  Mas, sobretudo, tende ardente caridade {ou amor} uns para com os outros, porque a caridade cobrirá a multidão de pecados, 

  • Condições que nos reafirma nossa filiação.
Mateus 5:44-45 ; 48   Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem,  45  para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.
48 -   Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.

  • Nosso dever é abençoar a todos.
Números 6:24-25; 26  O SENHOR te abençoe e te guarde; 
25  o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
26  o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
 
  • O exemplo do perdão divino.
2 Samuel 12:13  Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR traspassou o teu pecado; não morrerás. 

Salmos 78:38  Mas ele, que é misericordioso, perdoou a [sua] iniqüidade e não [os] destruiu; antes, muitas vezes desviou [deles] a sua cólera e não deixou despertar toda a sua ira, 

Salmos 85:2  Perdoaste a iniqüidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados. (Selá) 

Marcos 2:5  E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. 

Salmos 103:10  Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniqüidades.
 11  Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
12  Quanto está longe o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.
13  Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem.
14  Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.
   
 

ESTUDO 009-2011 :    PARTE 8
 

PROTEÇÃO.
 “ NÃO  NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO

  • A proteção divina não deixa que sejamos tentados acima do que podemos.
1 Coríntios 10:13  Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel [é] Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.  

  • Nossa proteção está em andar nos caminhos que aprendemos.
Provérbios 4:10-13   Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. 11  No caminho da sabedoria, te ensinei e, pelas carreiras direitas, te fiz andar.
12  Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e, se correres, não tropeçarás.
13  Pega-te à correção e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
 
  • As tentações  ou provações provam  a nossa fé.
Tiago 1:2- 4;  13 ¶ Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes {ou vos forem enviadas várias provas} em várias tentações,  3  sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência.
4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
Tiago 1:13 ¶ Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. 

  • Quando somos provados recebemos a coroa da vida.
Tiago 1:12  Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

  • Somos livrados da tentação quando vigiamos e oramos.
Mateus 26:41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito [está] pronto, mas a carne [é] fraca. 

  • Somos livrados da ,morte , das lagrimas e da queda.
Salmos 116:6 –8  O SENHOR guarda aos símplices; estava abatido, mas ele me livrou. 
7  Volta, minha alma, a teu repouso, pois o SENHOR te fez bem.
8 Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas e os meus pés da queda.

  • É o Senhor que guarda os nossos pés.
1 Samuel 2:9  Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. 
Provérbios 3:23 – 26  Então, andarás com confiança no teu caminho, e não tropeçará o teu pé.
24  Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás, e o teu sono será suave.
25  Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier.
26  Porque o SENHOR será a tua esperança e guardará os teus pés de serem presos.

  • Seremos guardados da tentação que virá sobre o ,mundo.
Apocalipse 3:10  Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra



ESTUDO 010- 2011 :    PARTE 9

 LIBERTAÇÃO

LIVRA-NOS DO MAL



·         Ele nos libertou dos nossos pecados.
Gálatas 1:4-5  o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai,  5  ao qual glória para todo o sempre. Amém!

  • Somos livrados do laço do passarinheiro. 
Salmos 91:3, 10,12  Porque ele te livrará do laço do passarinheiro [e] da peste perniciosa. 10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

  • Quando amamos ao Senhor , Ele nos livra e nos coloca num lugar alto.
Salmos 91:14,15  Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome.  15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei.

  • Disse o salmista:  MEU LIBERTADOR.
Salmos 18:2  O SENHOR [é] o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a {Heb. o chifre} força da minha salvação [e] o meu alto refúgio.

  • No temer ao Senhor, e no clamar a Ele, está o nosso livramento.
Salmos 34:7,17  O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.  17  Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias.

  • Foi Ele quem livrou a nossa alma da morte.
Salmos 56:13  pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz dos viventes.

  • Somos livrados pelo Senhor de  sermos envolvidos nas más obras.
2 Timóteo 4:18  E o Senhor me livrará de toda má obra e guardar-me-á para o seu Reino celestial; a quem [seja] glória para todo o sempre. Amém! 

·         O livramento tríplice do  Senhor.
Salmos 116:8  Porque tu, [Senhor,] livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas e os meus pés da queda. 

  • Nosso livramento é  passado, presente e futuro.
1 Ts 1:10  e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, [a saber,] Jesus, que nos livra da ira futura.   

 
 
ESTUDO 011-2011 :    PARTE 10

EXALTAÇÃO

PORQUE TEU É O REINO E O PODER, E A GLORIA, PARA SEMPRE, AMÉM.

·         O samista reconhece a exaltação que cabe a Deus, e nos convida a engrandecer ao Senhor.
Salmos 57:5  Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra. 
Salmos 34:3  Engrandecei ao SENHOR comigo, e juntos exaltemos o seu nome.

  • O salmista convida a tudo e a todos  para louvarem ao senhor com ele.
Salmos 148:13  Que louvem o nome do SENHOR, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. 

  • Temos  que anunciar tanto de manhã como a tarde.
Salmos 92:1-2  ¶ Bom [é] louvar ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,  2  para de manhã anunciar a tua benignidade e, todas as noites, a tua fidelidade,


  • O salmista estava sedento pela presença de Deus.
Salmos 63:1 ¶ Ó Deus, tu [és] o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água, 
Salmos 63:2  para ver a tua fortaleza e a tua glória, como te vi no santuário. 

  • A exaltação que Davi apresentou ao senhor.
1 Crônicas 29:10-13 ¶ Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante os olhos de toda a congregação e disse: Bendito [és] tu, SENHOR, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade.  11  Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe.   12  E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo.  13  agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos e louvamos o nome da tua glória.

  • Davi louva a Deus pelas maravilhas, e pelos conselhos antigos.
Isaías 25:1 ¶ Ó SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei [e] louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os [teus] conselhos antigos [são] verdade [e] firmeza.

  • Daniel reconhece as obras que Deus faz
Daniel 2:20-22  Falou Daniel e disse: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força;  21  ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos inteligentes.
22  Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz.

  • Vejamos a amplitude da exaltação do Senhor.
Salmos 113:4  Exaltado [está] o SENHOR, acima de todas as nações, [e] a sua glória, sobre os céus


Salmos 72:18 ¶ Bendito [seja] o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas.  19  E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória! Amém e amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário